quinta-feira, 21 de abril de 2011

... um breve perfil de Grã Mestre Índio

Grã-mestre Índio iniciou-se na Capoeira em 1973, na Academia Bantús de Angola, em São Paulo e também percorreu outras academias como a São Bento Pequeno do grã mestre pinati, Quilombo dos Palmares  do mestre limão e Quilombinho do mestre Valmir. Entrou para a dança com o Grupo Folclórico Unidos da Zona Sul, em 1978, também na capital paulista. Em Maio de 1980 fundou a Associação de Capoeira Terra do Sol. Em 1984, fundou em Natal (RN) a Cia. de Dança Terra do Sol company. A partir daí assinou diversas coreografias e apresentações pela capital do Rio Grande do Norte, bem como ministrou cursos de dança e capoeira. Foi Diretor do Departamento de Dança do Rio Grande do Norte, em 1993, Presidente Nacional da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira, em 1994 e Coordenador Regional da Confederação Brasileira de Capoeira, em 1995.

Em 1996 desenvolveu vários simpósios e congressos universitários de capoeira na UFC, UNICAP, UNB, entre outras. Já em 2001, Mestre Índio foi Supervisor de 29 núcleos de capoeira no Estado do Rio Grande do Norte, PB e CE e, em 2004, responde pela criação e presidência do CENTREC (Centro de Treinamento Especializado em Capoeira). Em 2005 desenvolve o Programa de Dança e Capoeira na Escola como Atividade Curricular. Hoje percorre o mundo espalhando a capoeira como um instrumento de transformação com toda sua essência.
Ao longo de sua carreira, formou vários professores, mestres em capoeiras e dançarinos que hoje estão a trabalhar não só no território brasileiro como em diversos locais do mundo
.

2 comentários:

  1. Salve Capoeira, Parabéns Grã Mestre Índio, Mestre Sapão, e ao Edinho pelo evento realizado na cidade de Caíco/RN, muito bom, e deixo um abraço a todos os mestres e demais que estiveram presentes,pois revi mestres que a muito tempo não via e que participarão do meu desenvolvimento, um abraço e parabéns a todos.

    att:
    Lindomar Dantas
    Socó.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO MESTRE SOCO PELA PARTICIPAÇÃO E ME DESCULPE A FALTA DE ATENÇÃO ESTAMOS RENOVANDO E ATUALIZANDO O PERFIL DO GRUPO E NÃO É FACIL ADMISNISTRAR TODOS OS PROBLEMAS AO MESMO TEMPO, MAIS FOI UMA SATISFAÇÃO PODER REVE-LO.
    MEU AXE

    ResponderExcluir