sábado, 17 de setembro de 2011

A Biografia de Mestre Traíra




Mestre Traíra
É um tanto difícil escrever sobre mestre Traíra devido à falta de registros que ajudassem a construir a sua biografia.

Seu nome era José Ramos do Nascimento. Sabe-se que era muito famoso na cena capoeirística da Bahia. Era conhecido como perito na arte das rasteiras e cabeçadas.
O escritor Jorge Amado, frequentador das rodas de capoeira no famoso barracão de Mestre Waldemar, descreveu Mestre Traíra como está descrito abaixo:
"Traíra, um caboclo seco e de pouco falar, feito de músculos, grande mestre de capoeira. Vê-lo brincar é um verdadeiro prazer estético. Parece bailarino e só mesmo Pastinha pode competir com ele na beleza dos movimentos, na agilidade, na rigidez dos golpes. Quando Traíra não se encontra na Escola de Waldemar, está ali por perto, na Escola de Sete Molas, também na Liberdade".

O Filme 
Mestre Traíra também teve participação nocurta metragem "Vadiação", de Alexandre Robatto Filho, produzido em 1954, junto com muitos capoeiras famosos daquela época como Curió, Nagé, Bimba, Waldemar, Caiçara, Crispim e outros. Este filme foi um marco na história cinematográfica da capoeira.

O Disco
Também gravou um disco junto com Mestre Cobrinha Verde, que recebeu o nome de “Capoeira da Bahia”. O disco foi produzido pela gravadora “Xauã” e é considerado uma raridade da produção fonográfica.

Muitos mestres de capoeira estão sendo esquecidos por falta de registros ou documentos, mas o importante é juntar o pouco que se tem e assim manter viva a história desses mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário